No ACF gallery field data found
Sistemas híbridos de trabalho são modelos organizacionais que combinam trabalho presencial e remoto. Esse modelo, cada vez mais popular, especialmente após a pandemia de COVID-19, oferece flexibilidade para o colaborador, que organiza sua vida para ter mais satisfação no trabalho e com isso alcança maiores índices de satisfação e performance. Mas não é correto dizer que este modelo remoto é reflexo único da pandemia recente. Esta mudança é gradativa e vem sendo acompanhada por cientistas sociais há anos, e efeito de muitas transformações sociais contemporâneas, entre elas o desejo de maior liberdade e autonomia para uma relação mais saudável com o trabalho, nomadismo, dificuldades na mobilidade urbana, mais que uma atividade profissional, entre outros aspectos.
O novo contexto do universo corporativo exigiu uma rápida adaptação nas sedes empresariais. As mudanças são profundas e significam mais que uma grande mesa compartilhada. Cuidados com acústica, com os espaços de privacidade, necessidade de espaços dedicados a reuniões, entregaram novos desafios aos profissionais dedicados à arquitetura corporativa.
Com mais de 15 anos no desenvolvimento de ambientes corporativos, respeitando sempre a particularidade da cultura empresarial, o Mundstock Arquitetura deixa aqui algumas dicas para a maior produtividade e felicidade das equipes profissionais:
- Espaços Multifuncionais: Use móveis modulares que possam ser facilmente rearranjados para diferentes tipos de atividades, como reuniões, trabalho individual ou colaborativo. As estruturas organizacionais perderam sua rigidez tradicional e a arquitetura corporativa precisa atender este novo cenário.
- Infraestrutura: Acesso a recursos indispensáveis como energia elétrica e internet wifi precisam ser planejados. Lembrando que determinados elementos como vidro, por exemplo, facilitam a montagem de ambientes abertos, mas são fortes obstáculos para o sinal da rede sem fio.
- Salas de Reunião Adaptadas e Adaptáveis: É recomendável ter divisórias móveis que podem ser ajustadas para criar espaços do tamanho ou formato necessários. Privacidade também é importante nestes espaços, pois é ali que assuntos confidenciais serão visitados. Elementos como couro, estofados, carpete e outros de estrutura mais densa são bons isoladores acústicos.
- Espaços Inventivos: Crie áreas abertas para colaboração em equipe, equipadas com quadros brancos, mesas grandes e tecnologias de apresentação como telas, projetores, etc.
- Áreas de Silêncio: Disponibilize áreas silenciosas para trabalho focado, muitas vezes necessário para desenvolvimento de determinadas atividades. É preciso que o colaborador tenha onde se isolar quando a tarefa assim sugerir.
- Iluminação Natural e Artificial: Maximize o uso de luz natural e complemente com iluminação artificial adequada para evitar fadiga e favorecer o bem estar e a produtividade.
- Áreas Verdes e Relaxamento: Os conceitos de biofilia estão cada vez mais valorizados. Inclua áreas verdes internas, com plantas ou jardins verticais, bem como espaços dedicados para relaxamento e pausas em meio a elementos naturais, que favorecem o bem estar.
- Ventilação e Qualidade do Ar: Muitas pessoas dividindo o mesmo espaço exige salas amplas e bem arejadas. Assegure boa ventilação e mantenha a qualidade do ar interno com sistemas de filtragem e controle de umidade.
- Eficiência Energética: Implemente soluções de eficiência energética, como iluminação LED, janelas com isolamento térmico e sistemas de aquecimento e resfriamento eficientes.
- Espaços Seguros: Crie espaços seguros onde informações sensíveis possam ser discutidas sem risco de vazamento. Também pense em armários onde as pessoas podem deixar seus pertences em segurança.
A expressão arquitetônica é sempre uma tradução dos comportamentos e valores sociais vigentes. Procure sempre contar com o acompanhamento de um profissional capacitado. Estes e outros cuidados de seu domínio ajudarão a criar um ambiente de trabalho híbrido eficiente, confortável e propício à produtividade e ao bem-estar de todos.